
Começar o semestre com o pé direito faz toda a diferença! Pensando nisso, reunimos uma seleção especial de atividades volta às aulas para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e educação infantil.
São propostas criativas, lúdicas e prontas para imprimir, perfeitas para acolher os estudantes, fortalecer vínculos e tornar os primeiros dias ainda mais leves e significativos.
Seleção de atividades volta as aulas para o ensino fundamental e educação infantil
Seja na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, o segredo é criar um ambiente acolhedor e leve.
Com essas atividades de volta às aulas, os professores têm à mão recursos práticos, envolventes e eficazes para iniciar o ano com harmonia e alegria!
🎨 Atividade 1: Minha Férias em Desenho Gigante
Objetivo:
Compartilhar experiências pessoais e estimular a oralidade entre os colegas, promovendo a escuta ativa e a valorização das vivências individuais.
Material:
- Folhas A3 (ou 2 folhas A4 coladas)
- Lápis de cor
- Canetinhas
- Giz de cera
Desenvolvimento passo a passo:
- Entregar para cada aluno uma folha A3 (ou duas A4 coladas com fita adesiva).
- Orientar os alunos a desenharem algo que tenham feito nas férias que considerem especial ou marcante. Pode ser uma viagem, uma brincadeira, uma comida que gostaram ou um momento com a família.
- Enquanto desenham, o professor pode circular pela sala perguntando: “O que você está desenhando?”, “Você gostou dessa parte das férias?”, para incentivar a conversa.
- Após todos finalizarem o desenho, organizar uma roda de conversa.
- Um a um, os alunos apresentam o próprio desenho para os colegas, explicando o que desenharam, o que aconteceu e como se sentiram.
- O professor pode conduzir perguntas como:
- “Você gostaria de repetir essa experiência?”
- “Alguém já viveu algo parecido?”
- “Foi um momento feliz, divertido, curioso?”
- “Você gostaria de repetir essa experiência?”
- Ao final da atividade, os desenhos podem ser afixados em um mural com o título “Nossas Férias”.
🧶 Atividade 2: A Teia da Amizade
Objetivo:
Fortalecer os vínculos entre os alunos, promover escuta ativa e mostrar visualmente como todos estão conectados em sala de aula.
Material:
- Um novelo de lã ou barbante
Desenvolvimento passo a passo:
- Organizar todos os alunos sentados em uma grande roda no chão ou em cadeiras.
- O professor inicia a atividade segurando a ponta do novelo e dizendo:
- Seu nome
- Algo que gosta de fazer ou algo legal que aconteceu nas férias.
Exemplo: “Meu nome é Ana e eu gosto de sorvete.”
- Seu nome
- O professor segura a ponta do fio e lança o novelo para outro colega do outro lado da roda, mantendo a ponta firme em sua mão.
- A criança que recebe o novelo também diz o nome e algo que gosta. Depois, segura uma parte do fio e lança o novelo para outro colega.
- A brincadeira segue até que todos tenham falado e estejam segurando um pedaço do fio, formando uma grande “teia” no centro da roda.
- Ao final, o professor reforça:
- “Olhem como todos estamos ligados!”
- “Mesmo com gostos diferentes, todos fazemos parte da mesma turma.”
- “Olhem como todos estamos ligados!”
- Pode-se tirar uma foto da teia ou pendurar o novelo no mural com a frase: “Estamos conectados!”
🎲 Atividade 3: Bingo dos Colegas
Objetivo:
Promover a socialização, o reconhecimento de semelhanças e diferenças entre os colegas, além de estimular a oralidade por meio de interações leves e divertidas.
Material:
- Cartelas de bingo com frases como:
- “Gosta de pizza”
- “Tem irmão mais novo”
- “Já andou de bicicleta”
- “Tem um animal de estimação”
- “Nasceu em janeiro”
- “Gosta de pizza”
- Lápis ou caneta para preencher
Desenvolvimento passo a passo:
- Entregar uma cartela para cada aluno (podem ser diferentes ou iguais).
- Explicar a proposta: os alunos deverão circular pela sala conversando com os colegas para preencher os quadrinhos com nomes reais.
- Para cada frase, eles devem perguntar aos colegas se a informação é verdadeira. Exemplo:
- “Você gosta de pizza?” Se sim, escreve o nome da pessoa nesse quadrinho.
- “Você gosta de pizza?” Se sim, escreve o nome da pessoa nesse quadrinho.
- Regras importantes:
- Cada quadrinho deve ter um nome diferente (não repetir nomes).
- Não vale preencher sozinho, é preciso perguntar ao colega.
- Cada quadrinho deve ter um nome diferente (não repetir nomes).
- Determinar um tempo (10 a 15 minutos) para a atividade.
- Após o tempo, reunir os alunos e pedir que compartilhem algo que descobriram sobre os amigos.
- “Quem aqui descobriu alguém que tem cachorro?”
- “Quem achou alguém que nasceu no mesmo mês que você?”
- “Quem aqui descobriu alguém que tem cachorro?”
- Se quiser, pode premiar quem preencher mais quadrinhos ou quem conversou com mais colegas.
________________________________________________________________________
📦 Atividade 4: Caixa Surpresa da Alegria
Objetivo:
Estimular a expressão de sentimentos positivos, reforçar o acolhimento no retorno às aulas e fortalecer os vínculos da turma.
Material:
- Uma caixa decorada com tema alegre (pode ser embrulhada em papel colorido)
- Cartões com perguntas escritas, como:
- “Conte uma coisa que te fez rir nas férias.”
- “Fale algo legal que você quer viver neste semestre.”
- “Cite uma comida que você ama.”
- “Quem você ficou com saudade na escola?”
- “Conte uma coisa que te fez rir nas férias.”
Desenvolvimento passo a passo:
- Sentar com os alunos em roda, com a caixa no centro.
- Explicar que dentro da “Caixa Surpresa da Alegria” existem perguntas divertidas que todos poderão responder.
- Um aluno por vez é chamado para sortear um cartão da caixa.
- O aluno lê (ou o professor lê, dependendo da turma) e responde a pergunta em voz alta.
- A turma escuta e pode comentar com frases como “Eu também!” ou “Que legal!”.
- O professor reforça a importância de ouvir com atenção e respeitar a fala de todos.
- A atividade segue até todos participarem. Se a turma for muito grande, pode-se dividir em dois dias ou dois grupos.
🗣️ Atividade 5: Entrevista entre Amigos
Objetivo:
Estimular a linguagem oral, promover escuta atenta e aproximar os colegas por meio do diálogo.
Material:
- Ficha de entrevista com perguntas simples como:
- “Qual seu nome completo?”
- “O que você mais gostou de fazer nas férias?”
- “Qual sua comida preferida?”
- “Qual seu desenho favorito?”
- “Você tem animal de estimação?”
- “Qual seu nome completo?”
- Lápis ou caneta
Desenvolvimento passo a passo:
- Dividir os alunos em duplas (ou permitir que escolham, se possível).
- Entregar uma ficha de entrevista para cada dupla.
- Um aluno será o entrevistador e o outro, o entrevistado. Depois, trocam os papéis.
- O entrevistador lê a pergunta e anota a resposta do colega.
- Após completar a entrevista, reunir os alunos novamente em roda.
- Cada aluno apresenta seu colega para a turma, dizendo as principais respostas.
Exemplo: “Esse é o João. Ele gosta de lasanha e andou de bicicleta nas férias.” - O professor pode completar com elogios e destacar curiosidades interessantes.
❓ Atividade 6: Quem Sou Eu? (versão férias)
Objetivo:
Estimular a memória, a escuta e o reconhecimento das vivências dos colegas, promovendo interação leve e divertida.
Material:
- Tirinhas de papel
- Caneta ou lápis
- Saquinho ou caixa pequena
Desenvolvimento passo a passo:
- Entregar uma tirinha de papel para cada aluno.
- Orientar os alunos a escreverem algo que fizeram nas férias, sem colocar o nome. Pode ser algo como:
- “Fui à praia.”
- “Comi muito sorvete.”
- “Fui na casa da minha avó.”
- “Fui à praia.”
- Após escreverem, dobrar os papéis e colocá-los dentro de um saquinho ou caixa.
- Reunir a turma em roda e o professor sorteia uma tirinha por vez, lendo em voz alta.
- A turma tenta adivinhar quem escreveu.
- O aluno que escreveu se revela e pode contar um pouco mais sobre a experiência.
- Repetir até todos os bilhetes serem lidos.
- Ao final, o professor pode destacar como cada um teve férias diferentes, mas que agora todos estão juntos novamente.
🏃 Atividade 7: Corrida dos Amigos (Corrida de 3 Pernas)
Objetivo:
Estimular o trabalho em equipe, o equilíbrio e o espírito de cooperação entre os alunos.
Material:
- Faixas de tecido ou lenços para amarrar as pernas (um para cada dupla)
- Espaço livre no pátio ou sala ampla
- Fita adesiva ou giz para demarcar a linha de largada e de chegada
Desenvolvimento passo a passo:
- Explicar que a corrida será feita em duplas, com as pernas internas (uma de cada) amarradas.
- Formar as duplas e ajudar a amarrar as pernas com segurança (não apertar muito).
- Posicionar as duplas na linha de largada.
- Ao sinal do professor, cada dupla deve caminhar (ou correr devagar) até a linha de chegada.
- Se caírem, devem se levantar com calma e continuar.
- O professor pode repetir a atividade mais de uma vez com outras duplas ou fazer uma disputa por etapas.
- Ao final, destacar a importância da parceria e da comunicação entre os colegas.
🧵 Atividade 8: Varal de Emoções
Objetivo:
Favorecer a expressão dos sentimentos, permitindo que os alunos reflitam e compartilhem como estão se sentindo no retorno às aulas.
Material:
- Barbante ou fio de varal
- Prendedores de roupa
- Papéis coloridos cortados em forma de coração ou balões
- Lápis, canetinhas e lápis de cor
Desenvolvimento passo a passo:
- Entregar um papel colorido para cada aluno.
- Pedir que escrevam ou desenhem como estão se sentindo nesse retorno: felizes, animados, com saudade, com preguiça, com medo etc.
- O professor pode propor frases para completar, como:
- “Hoje eu me sinto…”
- “Voltar para a escola é…”
- “Hoje eu me sinto…”
- Depois de prontos, os alunos prendem seus papéis no varal com prendedores.
- O professor convida quem quiser para ler sua emoção em voz alta.
- O varal fica exposto na sala com o título “Nossa turma sente, pensa e compartilha”.
_________________________________________________________________________
🎒 Atividade 9: A Mala das Férias
Objetivo:
Trabalhar a memória afetiva e a imaginação, incentivando os alunos a refletirem sobre o que viveram e o que gostariam de trazer das férias para a escola.
Material:
- Molde de mala (desenhado pelo professor ou impresso)
- Lápis de cor, giz de cera ou canetinhas
- Tesoura (opcional, se for colagem)
Desenvolvimento passo a passo:
- Entregar para cada aluno o desenho de uma mala aberta.
- Explicar que essa é uma “mala imaginária” onde cada um vai desenhar 3 coisas importantes que traria das férias para a sala de aula.
Exemplo: um brinquedo, uma lembrança, um momento especial. - Orientar que desenhem dentro da mala com capricho e, se quiserem, podem escrever o nome dos objetos desenhados.
- Após o desenho, organizar os alunos em grupos pequenos para socializarem entre si o conteúdo de suas malas.
- Depois, abrir espaço para quem quiser compartilhar com toda a turma.
- Ao final, fixar os desenhos em um mural com o título “A mala das nossas férias”.
🎈 Atividade 10: Balões com Segredos
Objetivo:
Proporcionar um momento de descontração e escuta ativa, estimulando o mistério, a curiosidade e a empatia.
Material:
- Balões coloridos
- Tirinhas de papel
- Caneta ou lápis
- Bomba de encher balão (opcional)
Desenvolvimento passo a passo:
- Cada aluno escreve em uma tirinha de papel algo divertido ou marcante que viveu nas férias (sem colocar o nome).
- O professor coleta as tirinhas, enrola e coloca dentro dos balões vazios.
- Enche os balões e os espalha pela sala ou pátio.
- Um a um, os alunos escolhem e estouram um balão.
- O professor ou o próprio aluno lê o bilhete em voz alta.
- A turma tenta adivinhar quem escreveu. O verdadeiro autor se identifica no final e pode contar mais detalhes, se quiser.
- Repete-se até todos os bilhetes serem lidos.
- Finalizar com uma conversa sobre como cada um tem experiências únicas e que todas são especiais.
🕵️ Atividade 11: Detetive das Férias
Objetivo:
Desenvolver a escuta, a atenção aos detalhes e o reconhecimento das experiências dos colegas.
Material:
- Tirinhas de papel
- Caneta ou lápis
- Caixa ou envelope grande
Desenvolvimento passo a passo:
- O professor distribui para cada aluno uma tirinha onde deve escrever três pistas sobre algo que viveu nas férias.
Exemplo:- “Fui a um lugar com areia”
- “Comi sorvete de morango”
- “Fiz castelo”
- “Fui a um lugar com areia”
- Os alunos dobram os papéis e entregam ao professor, que mistura todos em uma caixa.
- Um aluno de cada vez sorteia uma tirinha e lê as pistas.
- A turma tenta adivinhar quem é o “autor misterioso”.
- Após a revelação, o aluno pode contar mais sobre a experiência.
- A atividade continua até todas as tirinhas serem lidas.
⏰ Atividade 12: Calendário da Gratidão
Objetivo:
Estimular a valorização das experiências positivas e desenvolver atitudes de gratidão e empatia.
Material:
- Folhas A4 (uma por aluno)
- Canetas coloridas, lápis de cor, giz de cera
- Cola, tesoura (opcional)
- Espaço para mural
Desenvolvimento passo a passo:
- Explicar que cada aluno vai criar uma “folha do calendário” com o título:
“Sou grato por…” - Cada criança desenha e escreve algo bom das férias ou da vida que a faz sentir gratidão (família, amizade, descanso, brincadeiras, saúde etc.).
- Os desenhos devem ser feitos com capricho, com liberdade criativa.
- Após prontos, o professor organiza as folhas na parede como se fossem os dias de um mês, formando um calendário coletivo da gratidão.
- Durante a semana, o professor pode escolher um “dia” por vez para comentar e valorizar com a turma.
🎭 Atividade 13: Mímica das Férias
Objetivo:
Estimular a linguagem corporal, criatividade e socialização por meio de uma atividade dinâmica e divertida.
Material:
- Papéis com sugestões de ações vividas nas férias (ou liberdade para improvisar)
- Caixa pequena para os papéis
Desenvolvimento passo a passo:
- O professor escreve em papéis ações como:
- “Andar de bicicleta”
- “Comer sorvete”
- “Nadar”
- “Dormir muito”
- “Assistir a um filme”
- “Andar de bicicleta”
- Os papéis são colocados em uma caixa.
- Um aluno por vez sorteia um papel e faz a mímica da ação para a turma adivinhar.
- A turma tenta descobrir qual é a ação.
- Depois de revelada, o aluno pode contar se realmente fez aquilo nas férias ou se conhece alguém que fez.
- Repetir com vários alunos até todos participarem.
________________________________________________________________________
💬 Atividade 14: Jogo das Qualidades
Objetivo:
Estimular a autoestima, a valorização mútua e o respeito entre os colegas.
Material:
- Dado grande (pode ser feito de papelão ou EVA)
- Lista de qualidades impressa ou escrita no quadro: carinhoso, engraçado, educado, esperto, corajoso, gentil etc.
Desenvolvimento passo a passo:
- Organizar os alunos em roda.
- O professor explica que cada número do dado corresponderá a uma qualidade da lista.
- Um aluno joga o dado. O número sorteado direciona a qualidade a ser atribuída a um colega.
Exemplo: saiu número 4 = “corajoso”. O aluno deve dizer:- “Eu acho que o Pedro é corajoso porque ele enfrentou um cachorro nas férias.”
- “Eu acho que o Pedro é corajoso porque ele enfrentou um cachorro nas férias.”
- O colega citado agradece e é o próximo a jogar o dado.
- Seguir a atividade até todos participarem.
- O professor pode registrar as qualidades faladas no quadro ou em um cartaz com o título: “As qualidades da nossa turma”.
🧠 Atividade 15: Círculo do Recomeço
Objetivo:
Refletir sobre metas pessoais e atitudes desejadas para o novo semestre, em um ambiente de escuta e respeito.
Material:
- Nenhum material obrigatório (pode-se usar um objeto de fala, como uma bola de tecido)
Desenvolvimento passo a passo:
- Reunir os alunos em uma roda.
- Explicar que irão participar de um momento chamado Círculo do Recomeço, onde cada um poderá compartilhar seus sentimentos e desejos para o novo semestre.
- O professor inicia segurando o objeto de fala e diz:
- “Neste semestre, eu quero…” e depois:
- “Neste semestre, eu não quero mais…”
- “Neste semestre, eu quero…” e depois:
- Passar o objeto de fala para o próximo aluno, que repete as frases com sinceridade.
- O professor estimula a escuta respeitosa e afetuosa.
- Ao final, pode-se fazer um combinado coletivo com base nos desejos e evitar os comportamentos que “ninguém quer mais”.
🎡 Atividade 16: Carrossel das Boas Lembranças
Objetivo:
Estimular o compartilhamento de memórias positivas e promover a interação entre os colegas.
Material:
- Cadeiras organizadas em duas fileiras (frente a frente)
- Relógio ou cronômetro
Desenvolvimento passo a passo:
- Dividir a turma em dois grupos.
- Um grupo se senta em uma fileira e o outro de frente.
- Ao sinal do professor, os pares têm 1 minuto para compartilhar uma boa lembrança das férias.
- Após o tempo, o grupo de uma das fileiras gira uma cadeira para a direita, trocando de parceiro.
- O ciclo se repete por várias rodadas.
- Ao final, pode-se perguntar:
- “Com quem você conversou sobre algo parecido com o que você viveu?”
- “Alguém conheceu melhor um colega com quem não conversava muito?”
- “Com quem você conversou sobre algo parecido com o que você viveu?”
🎨 Atividade 17: Escultura da Amizade
Objetivo:
Trabalhar em grupo, exercitar a criatividade e desenvolver a noção de cooperação e respeito às ideias do outro.
Material:
- Massinha de modelar
- Palitos de sorvete
- Papel, cola, fita crepe, sucatas diversas (caixas, tampinhas etc.)
Desenvolvimento passo a passo:
- Dividir os alunos em pequenos grupos (3 a 4 por grupo).
- Explicar que cada grupo deve construir uma “escultura da amizade”, algo que represente união, amizade, parceria ou escola.
- Disponibilizar os materiais e deixar que as crianças discutam, planejem e montem a escultura.
- Circular entre os grupos orientando quando necessário.
- Ao final, cada grupo apresenta sua escultura e explica o que ela representa.
- Expor as esculturas na sala com uma plaquinha com o nome do grupo.
💌 Atividade 18: Correio do Bem
Objetivo:
Fortalecer os vínculos positivos e estimular o hábito de elogiar e reconhecer o outro.
Material:
- Papéis coloridos ou cartões prontos
- Caixa decorada (correio)
- Canetas ou lápis
Desenvolvimento passo a passo:
- Explicar que todos irão escrever mensagens positivas e motivadoras para os colegas.
Exemplo:- “Você é um ótimo amigo!”
- “Adorei seu desenho!”
- “Você é muito divertido!”
- “Você é um ótimo amigo!”
- Os alunos escrevem quantos recadinhos quiserem e colocam o nome do colega destinatário.
- Colocam as mensagens no “Correio do Bem” (caixa decorada).
- Ao final do dia (ou na aula seguinte), o professor distribui os bilhetes aos alunos.
- Estimular que todos leiam com carinho e guardem os bilhetes como lembrança positiva do dia.
✏️ Atividade 19: Selfie com o Colega (versão desenhada)
Objetivo:
Aproximar os colegas por meio de uma atividade artística e divertida, valorizando a percepção do outro.
Material:
- Folha A4
- Lápis de cor, giz de cera, canetinha
- Espelho (opcional para observação de detalhes)
Desenvolvimento passo a passo:
- Formar duplas de alunos.
- Explicar que cada aluno vai desenhar o colega com quem está fazendo dupla, como se fosse uma “selfie desenhada”.
- Os alunos observam o colega e desenham seu rosto com atenção aos detalhes: cor de cabelo, olhos, se usa óculos, etc.
- Após os desenhos, cada aluno escreve abaixo:
- “Esse é meu colega (nome) e eu gosto dele porque…”
- “Esse é meu colega (nome) e eu gosto dele porque…”
- As duplas trocam os desenhos, colam no caderno ou expõem no mural da turma.
- O professor pode encerrar a atividade dizendo:
- “Quando olhamos com carinho, vemos o melhor das pessoas.”
- “Quando olhamos com carinho, vemos o melhor das pessoas.”
🤝 Atividade 20: Quem Leva o Elogio?
Objetivo:
Promover a empatia, a valorização do outro e a escuta ativa.
Material:
- Cartões com frases positivas (ex: “Você é um bom ouvinte”, “Você é criativo”, “Você tem um sorriso bonito”)
- Música animada (opcional)
Desenvolvimento passo a passo:
- Os alunos ficam em roda.
- O professor coloca música e entrega um cartão com elogio para um aluno.
- Enquanto a música toca, os alunos vão passando o cartão de mão em mão.
- Quando a música parar, quem estiver com o cartão lê a mensagem em voz alta e escolhe um colega para entregar o elogio, justificando:
- “Eu vou dar esse elogio para a Ana porque ela sempre escuta com atenção.”
- “Eu vou dar esse elogio para a Ana porque ela sempre escuta com atenção.”
- O colega que recebe o elogio segura o cartão e a atividade continua com um novo cartão.
- Seguir até que vários alunos recebam elogios.
________________________________________________________________________
🧩 Atividade 21: Quebra-Gelo das Cadeiras
Objetivo:
Promover a descontração, o movimento e a atenção em grupo, quebrando o gelo no início do semestre.
Material:
- Cadeiras (uma a menos que o número de alunos)
- Espaço amplo (sala ou pátio)
Desenvolvimento passo a passo:
- Organizar as cadeiras em círculo, voltadas para fora. Deve haver uma cadeira a menos que o número de alunos.
- Todos os alunos devem ficar de pé, andando em volta das cadeiras enquanto a música toca.
- Quando a música parar, todos tentam se sentar. Quem ficar sem cadeira, sai da rodada ou faz algo divertido (como responder uma pergunta leve).
- Retira-se uma cadeira a cada rodada.
- O jogo segue até restarem dois alunos para uma cadeira.
- O professor reforça que o mais importante é se divertir, e não ganhar.
🙋♀️ Atividade 22: Levante-se Se…
Objetivo:
Ajudar os alunos a descobrirem semelhanças entre si, promovendo a empatia e a identificação coletiva.
Material:
- Nenhum
Desenvolvimento passo a passo:
- Todos os alunos ficam sentados em círculo.
- O professor começa dizendo frases como:
- “Levante-se se você gosta de sorvete.”
- “Levante-se se tem um irmão.”
- “Levante-se se brincou nas férias.”
- “Levante-se se você gosta de sorvete.”
- Quem se identifica com a frase se levanta.
- Após algumas rodadas, os próprios alunos podem sugerir frases.
- A atividade termina quando todos participarem diversas vezes.
- O professor destaca como temos coisas em comum, mesmo sendo diferentes.
🐾 Atividade 23: Vivo ou Morto
Objetivo:
Estimular a coordenação motora, a atenção e o raciocínio rápido.
Material:
- Nenhum
Desenvolvimento passo a passo:
- Todos os alunos ficam em pé.
- O professor diz comandos, e os alunos devem responder com ações:
- “Vivo!” – todos devem ficar de pé.
- “Morto!” – todos devem se agachar.
- “Vivo!” – todos devem ficar de pé.
- Quem errar ou demorar, senta e torce pelos colegas.
- O professor pode acelerar o ritmo ou inverter os comandos para deixar mais desafiador e divertido.
🎯 Atividade 24: Batata Quente com Perguntas
Objetivo:
Estimular a oralidade, a espontaneidade e o pensamento rápido.
Material:
- Bola de papel ou objeto leve (batata quente)
- Música
Desenvolvimento passo a passo:
- Os alunos sentam em círculo.
- O professor inicia a música e os alunos passam a “batata quente” de mão em mão.
- Quando a música para, quem estiver com o objeto deve responder uma pergunta do professor, como:
- “Qual foi o melhor momento das suas férias?”
- “O que você mais gosta na escola?”
- “Qual foi o melhor momento das suas férias?”
- Retoma-se a música e o jogo continua.
- Pode-se repetir até todos participarem.
🧠 Atividade 25: Caça ao Tesouro na Sala
Objetivo:
Desenvolver cooperação, leitura de pistas e exploração do ambiente escolar.
Material:
- Pistas escritas em papéis
- “Tesouro” (pode ser uma caixa com doces, recadinhos ou surpresa divertida)
Desenvolvimento passo a passo:
- Preparar previamente de 5 a 8 pistas escondidas em diferentes lugares da sala.
- Dividir os alunos em equipes.
- A primeira pista é entregue à turma ou a um grupo.
- A cada pista encontrada, os alunos devem ler e descobrir onde está a próxima.
- No final, encontram o “tesouro” e compartilham com todos.
- Pode-se variar o nível das pistas conforme a série.
👂 Atividade 26: Telefone Sem Fio
Objetivo:
Trabalhar a atenção auditiva, a memória e a oralidade de forma divertida.
Material:
- Nenhum
Desenvolvimento passo a passo:
- Os alunos sentam-se em círculo.
- O professor sussurra uma frase curta no ouvido de um aluno.
- Esse aluno repete a frase no ouvido do colega ao lado, e assim por diante.
- O último aluno fala a frase em voz alta.
- Todos comparam com a frase original.
- Repetir com outras frases, inclusive deixá-los criar.
🎨 Atividade 27: Jogo do Desenho às Cegas
Objetivo:
Estimular a linguagem oral, criatividade e escuta atenta.
Material:
- Folhas A4
- Lápis ou canetas
- Vendas ou lenços para cobrir os olhos
Desenvolvimento passo a passo:
- Formar duplas. Um aluno será o “narrador”, o outro o “desenhista”.
- O “desenhista” é vendado.
- O narrador descreve uma imagem simples (ex: “desenhe uma casa com uma árvore do lado”).
- O vendado desenha apenas com base nas instruções orais.
- Depois trocam os papéis.
- Ao final, comparam os desenhos e discutem as dificuldades e escuta.
📣 Atividade 28: Grito da Minha Equipe
Objetivo:
Trabalhar identidade de grupo, criatividade e cooperação.
Material:
- Papel e canetas (opcional)
Desenvolvimento passo a passo:
- Dividir a turma em pequenos grupos.
- Cada grupo deve criar um nome de equipe e um grito de guerra positivo (pode ser rimado, engraçado ou com coreografia).
- Dar um tempo para ensaio.
- Cada grupo apresenta seu grito para a turma.
- O professor reforça a importância da união e respeito.
📝 Atividade 29: Acróstico com Meu Nome
Objetivo:
Promover o autoconhecimento e a expressão escrita e artística.
Material:
- Papel
- Lápis de cor, giz de cera, canetinha
Desenvolvimento passo a passo:
- O professor ensina o que é um acróstico.
- Cada aluno escreve seu nome na vertical.
- Em cada letra, escreve uma qualidade, gosto ou palavra que o represente.
Exemplo para ANA:- Amorosa
- Natureza
- Amizade
- Amorosa
- Depois, decoram o acróstico com desenhos.
- Expor no mural: “Quem somos nós”.
📚 Atividade 30: Eu na Capa do Livro
Objetivo:
Trabalhar identidade e expressão artística com imaginação.
Material:
- Papel A4
- Lápis de cor, canetinha, giz de cera
Desenvolvimento passo a passo:
- Cada aluno irá desenhar a capa de um livro sobre si mesmo, como se fosse o personagem principal.
- No topo da folha, escrever o título: “A história de (nome do aluno)”.
- Desenhar algo que represente sua personalidade, família, gostos ou sonhos.
- Depois, apresentar para os colegas ou montar um mural coletivo com o tema “Nossas Histórias Começam Aqui”.
Adquira o arquivo completo em pdf com 30 atividades volta as aulas
Conclusão
O retorno das férias de julho é uma oportunidade valiosa para reconectar os alunos, resgatar vínculos afetivos e retomar a rotina escolar de forma leve e acolhedora.
As propostas que apresentamos aqui foram pensadas exatamente para isso: promover interação, escuta, movimento e muita alegria no reencontro da turma.
Seja na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, aplicar atividades volta às aulas nesse momento de transição é essencial para garantir que todos se sintam novamente pertencentes ao grupo e motivados para o novo semestre.
📎 Salve essas sugestões, compartilhe com colegas e explore também nosso material completo com 30 atividades prontas para imprimir e aplicar!