30 Atividades voltas aulas: criativas e divertidas

plano de aula folclore educaçao infantil (1)

Começar o semestre com o pé direito faz toda a diferença! Pensando nisso, reunimos uma seleção especial de atividades volta às aulas para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e educação infantil.

São propostas criativas, lúdicas e prontas para imprimir, perfeitas para acolher os estudantes, fortalecer vínculos e tornar os primeiros dias ainda mais leves e significativos.

Seleção de atividades volta as aulas para o ensino fundamental e educação infantil

Seja na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, o segredo é criar um ambiente acolhedor e leve

Com essas atividades de volta às aulas, os professores têm à mão recursos práticos, envolventes e eficazes para iniciar o ano com harmonia e alegria!

🎨 Atividade 1: Minha Férias em Desenho Gigante

Objetivo:
Compartilhar experiências pessoais e estimular a oralidade entre os colegas, promovendo a escuta ativa e a valorização das vivências individuais.

Material:

  • Folhas A3 (ou 2 folhas A4 coladas)

     

  • Lápis de cor

     

  • Canetinhas

     

  • Giz de cera

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Entregar para cada aluno uma folha A3 (ou duas A4 coladas com fita adesiva).

     

  2. Orientar os alunos a desenharem algo que tenham feito nas férias que considerem especial ou marcante. Pode ser uma viagem, uma brincadeira, uma comida que gostaram ou um momento com a família.

     

  3. Enquanto desenham, o professor pode circular pela sala perguntando: “O que você está desenhando?”, “Você gostou dessa parte das férias?”, para incentivar a conversa.

     

  4. Após todos finalizarem o desenho, organizar uma roda de conversa.

     

  5. Um a um, os alunos apresentam o próprio desenho para os colegas, explicando o que desenharam, o que aconteceu e como se sentiram.

     

  6. O professor pode conduzir perguntas como:

     

    • “Você gostaria de repetir essa experiência?”

       

    • “Alguém já viveu algo parecido?”

       

    • “Foi um momento feliz, divertido, curioso?”

       

  7. Ao final da atividade, os desenhos podem ser afixados em um mural com o título “Nossas Férias”.

     

🧶 Atividade 2: A Teia da Amizade

Objetivo:
Fortalecer os vínculos entre os alunos, promover escuta ativa e mostrar visualmente como todos estão conectados em sala de aula.

Material:

  • Um novelo de lã ou barbante

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Organizar todos os alunos sentados em uma grande roda no chão ou em cadeiras.

     

  2. O professor inicia a atividade segurando a ponta do novelo e dizendo:

     

    • Seu nome

       

    • Algo que gosta de fazer ou algo legal que aconteceu nas férias.
      Exemplo: “Meu nome é Ana e eu gosto de sorvete.”

       

  3. O professor segura a ponta do fio e lança o novelo para outro colega do outro lado da roda, mantendo a ponta firme em sua mão.

     

  4. A criança que recebe o novelo também diz o nome e algo que gosta. Depois, segura uma parte do fio e lança o novelo para outro colega.

     

  5. A brincadeira segue até que todos tenham falado e estejam segurando um pedaço do fio, formando uma grande “teia” no centro da roda.

     

  6. Ao final, o professor reforça:

     

    • “Olhem como todos estamos ligados!”

       

    • “Mesmo com gostos diferentes, todos fazemos parte da mesma turma.”

       

  7. Pode-se tirar uma foto da teia ou pendurar o novelo no mural com a frase: “Estamos conectados!”

     

🎲 Atividade 3: Bingo dos Colegas

Objetivo:
Promover a socialização, o reconhecimento de semelhanças e diferenças entre os colegas, além de estimular a oralidade por meio de interações leves e divertidas.

Material:

  • Cartelas de bingo com frases como:

     

    • “Gosta de pizza”

       

    • “Tem irmão mais novo”

       

    • “Já andou de bicicleta”

       

    • “Tem um animal de estimação”

       

    • “Nasceu em janeiro”

       

  • Lápis ou caneta para preencher

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Entregar uma cartela para cada aluno (podem ser diferentes ou iguais).

     

  2. Explicar a proposta: os alunos deverão circular pela sala conversando com os colegas para preencher os quadrinhos com nomes reais.

     

  3. Para cada frase, eles devem perguntar aos colegas se a informação é verdadeira. Exemplo:

     

    • “Você gosta de pizza?” Se sim, escreve o nome da pessoa nesse quadrinho.

       

  4. Regras importantes:

     

    • Cada quadrinho deve ter um nome diferente (não repetir nomes).

       

    • Não vale preencher sozinho, é preciso perguntar ao colega.

       

  5. Determinar um tempo (10 a 15 minutos) para a atividade.

     

  6. Após o tempo, reunir os alunos e pedir que compartilhem algo que descobriram sobre os amigos.

     

    • “Quem aqui descobriu alguém que tem cachorro?”

       

    • “Quem achou alguém que nasceu no mesmo mês que você?”

       

  7. Se quiser, pode premiar quem preencher mais quadrinhos ou quem conversou com mais colegas.

________________________________________________________________________

📦 Atividade 4: Caixa Surpresa da Alegria

Objetivo:
Estimular a expressão de sentimentos positivos, reforçar o acolhimento no retorno às aulas e fortalecer os vínculos da turma.

Material:

  • Uma caixa decorada com tema alegre (pode ser embrulhada em papel colorido)

     

  • Cartões com perguntas escritas, como:

     

    • “Conte uma coisa que te fez rir nas férias.”

       

    • “Fale algo legal que você quer viver neste semestre.”

       

    • “Cite uma comida que você ama.”

       

    • “Quem você ficou com saudade na escola?”

       

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Sentar com os alunos em roda, com a caixa no centro.

     

  2. Explicar que dentro da “Caixa Surpresa da Alegria” existem perguntas divertidas que todos poderão responder.

     

  3. Um aluno por vez é chamado para sortear um cartão da caixa.

     

  4. O aluno lê (ou o professor lê, dependendo da turma) e responde a pergunta em voz alta.

     

  5. A turma escuta e pode comentar com frases como “Eu também!” ou “Que legal!”.

     

  6. O professor reforça a importância de ouvir com atenção e respeitar a fala de todos.

     

  7. A atividade segue até todos participarem. Se a turma for muito grande, pode-se dividir em dois dias ou dois grupos.

     

🗣️ Atividade 5: Entrevista entre Amigos

Objetivo:
Estimular a linguagem oral, promover escuta atenta e aproximar os colegas por meio do diálogo.

Material:

  • Ficha de entrevista com perguntas simples como:

     

    • “Qual seu nome completo?”

       

    • “O que você mais gostou de fazer nas férias?”

       

    • “Qual sua comida preferida?”

       

    • “Qual seu desenho favorito?”

       

    • “Você tem animal de estimação?”

       

  • Lápis ou caneta

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Dividir os alunos em duplas (ou permitir que escolham, se possível).

     

  2. Entregar uma ficha de entrevista para cada dupla.

     

  3. Um aluno será o entrevistador e o outro, o entrevistado. Depois, trocam os papéis.

     

  4. O entrevistador lê a pergunta e anota a resposta do colega.

     

  5. Após completar a entrevista, reunir os alunos novamente em roda.

     

  6. Cada aluno apresenta seu colega para a turma, dizendo as principais respostas.
    Exemplo: “Esse é o João. Ele gosta de lasanha e andou de bicicleta nas férias.”

     

  7. O professor pode completar com elogios e destacar curiosidades interessantes.

     

❓ Atividade 6: Quem Sou Eu? (versão férias)

Objetivo:
Estimular a memória, a escuta e o reconhecimento das vivências dos colegas, promovendo interação leve e divertida.

Material:

  • Tirinhas de papel

     

  • Caneta ou lápis

     

  • Saquinho ou caixa pequena

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Entregar uma tirinha de papel para cada aluno.

     

  2. Orientar os alunos a escreverem algo que fizeram nas férias, sem colocar o nome. Pode ser algo como:

     

    • “Fui à praia.”

       

    • “Comi muito sorvete.”

       

    • “Fui na casa da minha avó.”

       

  3. Após escreverem, dobrar os papéis e colocá-los dentro de um saquinho ou caixa.

     

  4. Reunir a turma em roda e o professor sorteia uma tirinha por vez, lendo em voz alta.

     

  5. A turma tenta adivinhar quem escreveu.

     

  6. O aluno que escreveu se revela e pode contar um pouco mais sobre a experiência.

     

  7. Repetir até todos os bilhetes serem lidos.

     

  8. Ao final, o professor pode destacar como cada um teve férias diferentes, mas que agora todos estão juntos novamente.

     

🏃 Atividade 7: Corrida dos Amigos (Corrida de 3 Pernas)

Objetivo:
Estimular o trabalho em equipe, o equilíbrio e o espírito de cooperação entre os alunos.

Material:

  • Faixas de tecido ou lenços para amarrar as pernas (um para cada dupla)

     

  • Espaço livre no pátio ou sala ampla

     

  • Fita adesiva ou giz para demarcar a linha de largada e de chegada

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Explicar que a corrida será feita em duplas, com as pernas internas (uma de cada) amarradas.

     

  2. Formar as duplas e ajudar a amarrar as pernas com segurança (não apertar muito).

     

  3. Posicionar as duplas na linha de largada.

     

  4. Ao sinal do professor, cada dupla deve caminhar (ou correr devagar) até a linha de chegada.

     

  5. Se caírem, devem se levantar com calma e continuar.

     

  6. O professor pode repetir a atividade mais de uma vez com outras duplas ou fazer uma disputa por etapas.

     

  7. Ao final, destacar a importância da parceria e da comunicação entre os colegas.

     

🧵 Atividade 8: Varal de Emoções

Objetivo:
Favorecer a expressão dos sentimentos, permitindo que os alunos reflitam e compartilhem como estão se sentindo no retorno às aulas.

Material:

  • Barbante ou fio de varal

     

  • Prendedores de roupa

     

  • Papéis coloridos cortados em forma de coração ou balões

     

  • Lápis, canetinhas e lápis de cor

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Entregar um papel colorido para cada aluno.

     

  2. Pedir que escrevam ou desenhem como estão se sentindo nesse retorno: felizes, animados, com saudade, com preguiça, com medo etc.

     

  3. O professor pode propor frases para completar, como:

     

    • “Hoje eu me sinto…”

       

    • “Voltar para a escola é…”

       

  4. Depois de prontos, os alunos prendem seus papéis no varal com prendedores.

     

  5. O professor convida quem quiser para ler sua emoção em voz alta.

     

  6. O varal fica exposto na sala com o título “Nossa turma sente, pensa e compartilha”.

_________________________________________________________________________

 

🎒 Atividade 9: A Mala das Férias

Objetivo:
Trabalhar a memória afetiva e a imaginação, incentivando os alunos a refletirem sobre o que viveram e o que gostariam de trazer das férias para a escola.

Material:

  • Molde de mala (desenhado pelo professor ou impresso)

     

  • Lápis de cor, giz de cera ou canetinhas

     

  • Tesoura (opcional, se for colagem)

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Entregar para cada aluno o desenho de uma mala aberta.

     

  2. Explicar que essa é uma “mala imaginária” onde cada um vai desenhar 3 coisas importantes que traria das férias para a sala de aula.
    Exemplo: um brinquedo, uma lembrança, um momento especial.

     

  3. Orientar que desenhem dentro da mala com capricho e, se quiserem, podem escrever o nome dos objetos desenhados.

     

  4. Após o desenho, organizar os alunos em grupos pequenos para socializarem entre si o conteúdo de suas malas.

     

  5. Depois, abrir espaço para quem quiser compartilhar com toda a turma.

     

  6. Ao final, fixar os desenhos em um mural com o título “A mala das nossas férias”.

     

🎈 Atividade 10: Balões com Segredos

Objetivo:
Proporcionar um momento de descontração e escuta ativa, estimulando o mistério, a curiosidade e a empatia.

Material:

  • Balões coloridos

     

  • Tirinhas de papel

     

  • Caneta ou lápis

     

  • Bomba de encher balão (opcional)

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Cada aluno escreve em uma tirinha de papel algo divertido ou marcante que viveu nas férias (sem colocar o nome).

     

  2. O professor coleta as tirinhas, enrola e coloca dentro dos balões vazios.

     

  3. Enche os balões e os espalha pela sala ou pátio.

     

  4. Um a um, os alunos escolhem e estouram um balão.

     

  5. O professor ou o próprio aluno lê o bilhete em voz alta.

     

  6. A turma tenta adivinhar quem escreveu. O verdadeiro autor se identifica no final e pode contar mais detalhes, se quiser.

     

  7. Repete-se até todos os bilhetes serem lidos.

     

  8. Finalizar com uma conversa sobre como cada um tem experiências únicas e que todas são especiais.

     

🕵️ Atividade 11: Detetive das Férias

Objetivo:
Desenvolver a escuta, a atenção aos detalhes e o reconhecimento das experiências dos colegas.

Material:

  • Tirinhas de papel

     

  • Caneta ou lápis

     

  • Caixa ou envelope grande

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. O professor distribui para cada aluno uma tirinha onde deve escrever três pistas sobre algo que viveu nas férias.
    Exemplo:

     

    • “Fui a um lugar com areia”

       

    • “Comi sorvete de morango”

       

    • “Fiz castelo”

       

  2. Os alunos dobram os papéis e entregam ao professor, que mistura todos em uma caixa.

     

  3. Um aluno de cada vez sorteia uma tirinha e lê as pistas.

     

  4. A turma tenta adivinhar quem é o “autor misterioso”.

     

  5. Após a revelação, o aluno pode contar mais sobre a experiência.

     

  6. A atividade continua até todas as tirinhas serem lidas.

     

⏰ Atividade 12: Calendário da Gratidão

Objetivo:
Estimular a valorização das experiências positivas e desenvolver atitudes de gratidão e empatia.

Material:

  • Folhas A4 (uma por aluno)

     

  • Canetas coloridas, lápis de cor, giz de cera

     

  • Cola, tesoura (opcional)

     

  • Espaço para mural

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Explicar que cada aluno vai criar uma “folha do calendário” com o título:
    “Sou grato por…”

     

  2. Cada criança desenha e escreve algo bom das férias ou da vida que a faz sentir gratidão (família, amizade, descanso, brincadeiras, saúde etc.).

     

  3. Os desenhos devem ser feitos com capricho, com liberdade criativa.

     

  4. Após prontos, o professor organiza as folhas na parede como se fossem os dias de um mês, formando um calendário coletivo da gratidão.

     

  5. Durante a semana, o professor pode escolher um “dia” por vez para comentar e valorizar com a turma.

     

🎭 Atividade 13: Mímica das Férias

Objetivo:
Estimular a linguagem corporal, criatividade e socialização por meio de uma atividade dinâmica e divertida.

Material:

  • Papéis com sugestões de ações vividas nas férias (ou liberdade para improvisar)

     

  • Caixa pequena para os papéis

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. O professor escreve em papéis ações como:

     

    • “Andar de bicicleta”

       

    • “Comer sorvete”

       

    • “Nadar”

       

    • “Dormir muito”

       

    • “Assistir a um filme”

       

  2. Os papéis são colocados em uma caixa.

     

  3. Um aluno por vez sorteia um papel e faz a mímica da ação para a turma adivinhar.

     

  4. A turma tenta descobrir qual é a ação.

     

  5. Depois de revelada, o aluno pode contar se realmente fez aquilo nas férias ou se conhece alguém que fez.

     

  6. Repetir com vários alunos até todos participarem.

________________________________________________________________________

 

💬 Atividade 14: Jogo das Qualidades

Objetivo:
Estimular a autoestima, a valorização mútua e o respeito entre os colegas.

Material:

  • Dado grande (pode ser feito de papelão ou EVA)

     

  • Lista de qualidades impressa ou escrita no quadro: carinhoso, engraçado, educado, esperto, corajoso, gentil etc.

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Organizar os alunos em roda.

     

  2. O professor explica que cada número do dado corresponderá a uma qualidade da lista.

     

  3. Um aluno joga o dado. O número sorteado direciona a qualidade a ser atribuída a um colega.
    Exemplo: saiu número 4 = “corajoso”. O aluno deve dizer:

     

    • “Eu acho que o Pedro é corajoso porque ele enfrentou um cachorro nas férias.”

       

  4. O colega citado agradece e é o próximo a jogar o dado.

     

  5. Seguir a atividade até todos participarem.

     

  6. O professor pode registrar as qualidades faladas no quadro ou em um cartaz com o título: “As qualidades da nossa turma”.

     

🧠 Atividade 15: Círculo do Recomeço

Objetivo:
Refletir sobre metas pessoais e atitudes desejadas para o novo semestre, em um ambiente de escuta e respeito.

Material:

  • Nenhum material obrigatório (pode-se usar um objeto de fala, como uma bola de tecido)

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Reunir os alunos em uma roda.

     

  2. Explicar que irão participar de um momento chamado Círculo do Recomeço, onde cada um poderá compartilhar seus sentimentos e desejos para o novo semestre.

     

  3. O professor inicia segurando o objeto de fala e diz:

     

    • “Neste semestre, eu quero…” e depois:

       

    • “Neste semestre, eu não quero mais…”

       

  4. Passar o objeto de fala para o próximo aluno, que repete as frases com sinceridade.

     

  5. O professor estimula a escuta respeitosa e afetuosa.

     

  6. Ao final, pode-se fazer um combinado coletivo com base nos desejos e evitar os comportamentos que “ninguém quer mais”.

     

🎡 Atividade 16: Carrossel das Boas Lembranças

Objetivo:
Estimular o compartilhamento de memórias positivas e promover a interação entre os colegas.

Material:

  • Cadeiras organizadas em duas fileiras (frente a frente)

     

  • Relógio ou cronômetro

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Dividir a turma em dois grupos.

     

  2. Um grupo se senta em uma fileira e o outro de frente.

     

  3. Ao sinal do professor, os pares têm 1 minuto para compartilhar uma boa lembrança das férias.

     

  4. Após o tempo, o grupo de uma das fileiras gira uma cadeira para a direita, trocando de parceiro.

     

  5. O ciclo se repete por várias rodadas.

     

  6. Ao final, pode-se perguntar:

     

    • “Com quem você conversou sobre algo parecido com o que você viveu?”

       

    • “Alguém conheceu melhor um colega com quem não conversava muito?”

       

🎨 Atividade 17: Escultura da Amizade

Objetivo:
Trabalhar em grupo, exercitar a criatividade e desenvolver a noção de cooperação e respeito às ideias do outro.

Material:

  • Massinha de modelar

     

  • Palitos de sorvete

     

  • Papel, cola, fita crepe, sucatas diversas (caixas, tampinhas etc.)

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Dividir os alunos em pequenos grupos (3 a 4 por grupo).

     

  2. Explicar que cada grupo deve construir uma “escultura da amizade”, algo que represente união, amizade, parceria ou escola.

     

  3. Disponibilizar os materiais e deixar que as crianças discutam, planejem e montem a escultura.

     

  4. Circular entre os grupos orientando quando necessário.

     

  5. Ao final, cada grupo apresenta sua escultura e explica o que ela representa.

     

  6. Expor as esculturas na sala com uma plaquinha com o nome do grupo.

     

💌 Atividade 18: Correio do Bem

Objetivo:
Fortalecer os vínculos positivos e estimular o hábito de elogiar e reconhecer o outro.

Material:

  • Papéis coloridos ou cartões prontos

     

  • Caixa decorada (correio)

     

  • Canetas ou lápis

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Explicar que todos irão escrever mensagens positivas e motivadoras para os colegas.
    Exemplo:

     

    • “Você é um ótimo amigo!”

       

    • “Adorei seu desenho!”

       

    • “Você é muito divertido!”

       

  2. Os alunos escrevem quantos recadinhos quiserem e colocam o nome do colega destinatário.

     

  3. Colocam as mensagens no “Correio do Bem” (caixa decorada).

     

  4. Ao final do dia (ou na aula seguinte), o professor distribui os bilhetes aos alunos.

     

  5. Estimular que todos leiam com carinho e guardem os bilhetes como lembrança positiva do dia.

     

✏️ Atividade 19: Selfie com o Colega (versão desenhada)

Objetivo:
Aproximar os colegas por meio de uma atividade artística e divertida, valorizando a percepção do outro.

Material:

  • Folha A4

     

  • Lápis de cor, giz de cera, canetinha

     

  • Espelho (opcional para observação de detalhes)

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Formar duplas de alunos.

     

  2. Explicar que cada aluno vai desenhar o colega com quem está fazendo dupla, como se fosse uma “selfie desenhada”.

     

  3. Os alunos observam o colega e desenham seu rosto com atenção aos detalhes: cor de cabelo, olhos, se usa óculos, etc.

     

  4. Após os desenhos, cada aluno escreve abaixo:

     

    • “Esse é meu colega (nome) e eu gosto dele porque…”

       

  5. As duplas trocam os desenhos, colam no caderno ou expõem no mural da turma.

     

  6. O professor pode encerrar a atividade dizendo:

     

    • “Quando olhamos com carinho, vemos o melhor das pessoas.”

       

🤝 Atividade 20: Quem Leva o Elogio?

Objetivo:
Promover a empatia, a valorização do outro e a escuta ativa.

Material:

  • Cartões com frases positivas (ex: “Você é um bom ouvinte”, “Você é criativo”, “Você tem um sorriso bonito”)

     

  • Música animada (opcional)

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Os alunos ficam em roda.

     

  2. O professor coloca música e entrega um cartão com elogio para um aluno.

     

  3. Enquanto a música toca, os alunos vão passando o cartão de mão em mão.

     

  4. Quando a música parar, quem estiver com o cartão lê a mensagem em voz alta e escolhe um colega para entregar o elogio, justificando:

     

    • “Eu vou dar esse elogio para a Ana porque ela sempre escuta com atenção.”

       

  5. O colega que recebe o elogio segura o cartão e a atividade continua com um novo cartão.

     

  6. Seguir até que vários alunos recebam elogios.

________________________________________________________________________

 

🧩 Atividade 21: Quebra-Gelo das Cadeiras

Objetivo:
Promover a descontração, o movimento e a atenção em grupo, quebrando o gelo no início do semestre.

Material:

  • Cadeiras (uma a menos que o número de alunos)

     

  • Espaço amplo (sala ou pátio)

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Organizar as cadeiras em círculo, voltadas para fora. Deve haver uma cadeira a menos que o número de alunos.

     

  2. Todos os alunos devem ficar de pé, andando em volta das cadeiras enquanto a música toca.

     

  3. Quando a música parar, todos tentam se sentar. Quem ficar sem cadeira, sai da rodada ou faz algo divertido (como responder uma pergunta leve).

     

  4. Retira-se uma cadeira a cada rodada.

     

  5. O jogo segue até restarem dois alunos para uma cadeira.

     

  6. O professor reforça que o mais importante é se divertir, e não ganhar.

     

🙋‍♀️ Atividade 22: Levante-se Se…

Objetivo:
Ajudar os alunos a descobrirem semelhanças entre si, promovendo a empatia e a identificação coletiva.

Material:

  • Nenhum

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Todos os alunos ficam sentados em círculo.

     

  2. O professor começa dizendo frases como:

     

    • “Levante-se se você gosta de sorvete.”

       

    • “Levante-se se tem um irmão.”

       

    • “Levante-se se brincou nas férias.”

       

  3. Quem se identifica com a frase se levanta.

     

  4. Após algumas rodadas, os próprios alunos podem sugerir frases.

     

  5. A atividade termina quando todos participarem diversas vezes.

     

  6. O professor destaca como temos coisas em comum, mesmo sendo diferentes.

     

🐾 Atividade 23: Vivo ou Morto

Objetivo:
Estimular a coordenação motora, a atenção e o raciocínio rápido.

Material:

  • Nenhum

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Todos os alunos ficam em pé.

     

  2. O professor diz comandos, e os alunos devem responder com ações:

     

    • “Vivo!” – todos devem ficar de pé.

       

    • “Morto!” – todos devem se agachar.

       

  3. Quem errar ou demorar, senta e torce pelos colegas.

     

  4. O professor pode acelerar o ritmo ou inverter os comandos para deixar mais desafiador e divertido.

     

🎯 Atividade 24: Batata Quente com Perguntas

Objetivo:
Estimular a oralidade, a espontaneidade e o pensamento rápido.

Material:

  • Bola de papel ou objeto leve (batata quente)

     

  • Música

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Os alunos sentam em círculo.

     

  2. O professor inicia a música e os alunos passam a “batata quente” de mão em mão.

     

  3. Quando a música para, quem estiver com o objeto deve responder uma pergunta do professor, como:

     

    • “Qual foi o melhor momento das suas férias?”

       

    • “O que você mais gosta na escola?”

       

  4. Retoma-se a música e o jogo continua.

     

  5. Pode-se repetir até todos participarem.

     

🧠 Atividade 25: Caça ao Tesouro na Sala

Objetivo:
Desenvolver cooperação, leitura de pistas e exploração do ambiente escolar.

Material:

  • Pistas escritas em papéis

     

  • “Tesouro” (pode ser uma caixa com doces, recadinhos ou surpresa divertida)

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Preparar previamente de 5 a 8 pistas escondidas em diferentes lugares da sala.

     

  2. Dividir os alunos em equipes.

     

  3. A primeira pista é entregue à turma ou a um grupo.

     

  4. A cada pista encontrada, os alunos devem ler e descobrir onde está a próxima.

     

  5. No final, encontram o “tesouro” e compartilham com todos.

     

  6. Pode-se variar o nível das pistas conforme a série.

     

👂 Atividade 26: Telefone Sem Fio

Objetivo:
Trabalhar a atenção auditiva, a memória e a oralidade de forma divertida.

Material:

  • Nenhum

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Os alunos sentam-se em círculo.

     

  2. O professor sussurra uma frase curta no ouvido de um aluno.

     

  3. Esse aluno repete a frase no ouvido do colega ao lado, e assim por diante.

     

  4. O último aluno fala a frase em voz alta.

     

  5. Todos comparam com a frase original.

     

  6. Repetir com outras frases, inclusive deixá-los criar.

     

🎨 Atividade 27: Jogo do Desenho às Cegas

Objetivo:
Estimular a linguagem oral, criatividade e escuta atenta.

Material:

  • Folhas A4

     

  • Lápis ou canetas

     

  • Vendas ou lenços para cobrir os olhos

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Formar duplas. Um aluno será o “narrador”, o outro o “desenhista”.

     

  2. O “desenhista” é vendado.

     

  3. O narrador descreve uma imagem simples (ex: “desenhe uma casa com uma árvore do lado”).

     

  4. O vendado desenha apenas com base nas instruções orais.

     

  5. Depois trocam os papéis.

     

  6. Ao final, comparam os desenhos e discutem as dificuldades e escuta.

     

📣 Atividade 28: Grito da Minha Equipe

Objetivo:
Trabalhar identidade de grupo, criatividade e cooperação.

Material:

  • Papel e canetas (opcional)

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Dividir a turma em pequenos grupos.

     

  2. Cada grupo deve criar um nome de equipe e um grito de guerra positivo (pode ser rimado, engraçado ou com coreografia).

     

  3. Dar um tempo para ensaio.

     

  4. Cada grupo apresenta seu grito para a turma.

     

  5. O professor reforça a importância da união e respeito.

     

📝 Atividade 29: Acróstico com Meu Nome

Objetivo:
Promover o autoconhecimento e a expressão escrita e artística.

Material:

  • Papel

     

  • Lápis de cor, giz de cera, canetinha

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. O professor ensina o que é um acróstico.

     

  2. Cada aluno escreve seu nome na vertical.

     

  3. Em cada letra, escreve uma qualidade, gosto ou palavra que o represente.
    Exemplo para ANA:

     

    • Amorosa

       

    • Natureza

       

    • Amizade

       

  4. Depois, decoram o acróstico com desenhos.

     

  5. Expor no mural: “Quem somos nós”.

     

📚 Atividade 30: Eu na Capa do Livro

Objetivo:
Trabalhar identidade e expressão artística com imaginação.

Material:

  • Papel A4

     

  • Lápis de cor, canetinha, giz de cera

     

Desenvolvimento passo a passo:

  1. Cada aluno irá desenhar a capa de um livro sobre si mesmo, como se fosse o personagem principal.

     

  2. No topo da folha, escrever o título: “A história de (nome do aluno)”.

     

  3. Desenhar algo que represente sua personalidade, família, gostos ou sonhos.

     

  4. Depois, apresentar para os colegas ou montar um mural coletivo com o tema “Nossas Histórias Começam Aqui”.

Adquira o arquivo completo em pdf com 30 atividades volta as aulas

Conclusão

O retorno das férias de julho é uma oportunidade valiosa para reconectar os alunos, resgatar vínculos afetivos e retomar a rotina escolar de forma leve e acolhedora. 

As propostas que apresentamos aqui foram pensadas exatamente para isso: promover interação, escuta, movimento e muita alegria no reencontro da turma. 

Seja na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, aplicar atividades volta às aulas nesse momento de transição é essencial para garantir que todos se sintam novamente pertencentes ao grupo e motivados para o novo semestre.

📎 Salve essas sugestões, compartilhe com colegas e explore também nosso material completo com 30 atividades prontas para imprimir e aplicar!

Posts Recentes